Consumo sustentável e economia de recursos nas escolas

Modificar os hábitos cotidianos para evitar o consumismo, o desperdício dos recursos como água e energia, além de promover a coleta seletiva, reciclagem e reutilização, é um desafio constante no processo educativo das novas gerações. A fim de colaborar para a sensibilização de alunos e professores sobre a necessidade do consumo sustentável o Projeto Escola Verde esteve mobilizando em torno de 130 pessoas de escolas públicas da região do Vale do São Francisco.

As ações consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates e afixação de adesivos e cartazes em locais estratégicos das escolas. As atividades foram desenvolvidas pelos alunos Wendell Lee, de Ciências Sociais, Elias Damasceno, de Administração, Maria Andrade, de Engenharia Agronômica e Giovânia Sá, de Ciências Biológicas.

Escolas mobilizadas

No dia 13/08/2015 alunos e professores da Escola Moyses Barbosa, localizada em Petrolina-PE, foram sensibilizados pelo PEV para os cuidados e economia de água e energia para uma vida saudável e sustentável.

Outra turma da Escola Moyses Barbosa também foi sensibilizada pela equipe do PEV, no dia 07/08, oportunidade em que foram reunidos alunos de duas turmas do ensino fundamental, com a participação da Coordenadora da Escola, Ana Maria, e interagiram intensamente sobre a importância do uso responsável da água e da energia elétrica.

A equipe do PEV também esteve realizando atividade de sensibilização de alunos e professores da Escola Eduardo Coelho, em Petrolina-PE, no dia 03/08. Após palestra e debate alunos e professores afixaram adesivos com mensagem para economia de recursos, coleta seletiva e reciclagem em locais estratégicos da escola.

Já no dia 31/07 a Escola Joaquim André Cavalcanti, também localizada em Petrolina, recebeu a visita do PEV para atividades sobre a importância da conservação da água e dos recursos naturais em crescente processo de degradação e escassez.

De acordo com a Profª Renata Santos, “o tema é muito importante e a atividade foi ótima, trazendo informações bastante proveitosas”, garantiu satisfeita.

Confira algumas imagens: