Hortas agroecológicas e compostagem mobilizam alunos e professores

Aproximadamente 250 alunos e professores de três escolas públicas do Vale do São Francisco foram mobilizados pelo PEV para realização de atividades de Hortas Agroecológicas e Compostagem.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes em locais estratégicos das escolas, distribuição de material informativo com os presentes e atividades práticas de recolhimento e reciclagem de garrafas Pets, preparação do terreno e semeadura de hortaliças e legumes.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Giovânia Sá, Maria Andrade, Ana Quezia, Lícia Lopes, Waneska Eduarda, Yandra Mota, José Maceno, Jeise Ivânia Jatobá, além de alunos integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar.

Escolas mobilizadas

Uma grande mobilização ocorreu neste sábado, dia 21/11/2015, em prol do desenvolvimento da horta escolar e reuniu cerca de 50 alunos e professores do 1º ao 5º ano da Escola Joca de Souza, localizada em Juazeiro-BA. Na ocasião foram confeccionados os vasos de garrafas Pets e semeados coentro, alface, rúcula, acelga, dentre outros vegetais.

Nos dias 18 e 19/11 ocorreram os preparativos iniciais para a implantação da horta na Escola Joca de Souza, com 130 alunos e professores do 1º e 3º anos.

No dia 20/11 foi a vez da equipe do PEV mobilizar em torno de 30 alunos e professores da Escola Antonílio da França Cardoso (Juazeiro-BA) para os preparativos iniciais para desenvolvimento da Composteira da escola, como forma de reciclar os rejeitos orgânicos.

No mesmo dia outros 20 alunos e professores da mesma escola foram sensibilizados sobre a necessidade e importância do desenvolvimento da horta agroecológica na escola.

Dia 20/11 teve inicio a implantação da horta escolar no Colégio Agostinho Muniz (Juazeiro), oportunidade em que aproximadamente 20 alunos e professores do 1ª Ano do Ensino Médio, fizeram a escolha do lugar dos canteiros e iniciaram sua construção com a reutilização de garrafas Pets.

Para a aluna Fernanda Santos foi “muito boa essa atividade, vai deixar a escola mais bonita e teremos comida saudável”, argumentou.

Confira algumas imagens:

Atividade de implantação da horta sustentável - Colégio Agostinho Muniz - Juazeiro-BA - 21.11.15

Atividade de implantação da horta sustentável – Colégio Agostinho Muniz – Juazeiro-BA – 21.11.15