Arborizações movimentam escolas

Mais cinco escolas públicas do Vale do São Francisco foram mobilizadas para desenvolvimento de atividades de Arborização. Em torno de 250 alunos e professores participaram das mobilizações.

As ações consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates,afixação de cartazes, distribuição de material informativo sobre o tema, preparação do terreno, abertura de covas, adubagem e plantio de mudas frutíferas e nativas da Caatinga.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Matheus Henrique, Giovânia Sá, Maria Andrade, Sheila Barbosa, Waneska Lopes, Josiane Simões, Ana Carolina Serafim, Bruno Sousa, além de alunos do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar.

Escolas mobilizadas

No dia 09/11/2015 a equipe do PEV esteve mobilizando alunos e professores do 1º ano do Ensino Médio da Escola Antonílio da França Cardoso, localizada em Juazeiro-BA. A ação consistiu nos preparativos iniciais, mobilização e reflexão sobre o problema da falta de áreas verdes na cidade e os benefícios da arborização com plantas nativas da região da Caatinga.

Para o aluno Roni Everton Barbosa (17 anos), a atividade “além de ser bem informatizada, foi bem divertida. Aprendi muitas coisas sobre as árvores e sobre o meio ambiente e que devemos sim mudar nosso conceito sobre as árvores”, enfatizou.

Outra escola que também desenvolveu ações iniciais de arborização, no dia 06/11, foi a Escola Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF), localizada em Petrolina-PE, oportunidade em que realizaram reflexões sobre o desmatamento praticado pelo ser humano e a necessidade da arborização como prática de Educação Ambiental.

Também no dia 06/11 a equipe do PEV e do Núcleo Temático estiveram desenvolvendo ações de arborização na Escola Rui Barbosa, localizada em Juazeiro-BA, ocasião em que mobilizaram alunos e professores para o plantio de mudas nativas da região.

A arborização da Escola Pacífico da Luz (Petrolina-PE) também mobilizou cerca de 80 alunos e professores dos 1º e do 2º anos do Ensino Médio, no dia 06/11. Foram plantadas mudas frutíferas e nativas da Caatinga, como Barriguda, Catingueira e Pau-ferro, em volta da quadra e ao redor da escola.

No dia 30/10 o PEV esteve mobilizando alunos e professores dos 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Eduardo Coelho (Petrolina) para realização da prática de arborização da Escola. Foram plantadas mudas nativas, tais como Oitsica e Catingueira) e frutíferas, tais como Seriguela e Uva.

Confira algumas imagens: