MUTIRÕES DE LIMPEZA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOBILIZAM COMUNIDADES EM PAULO AFONSO E PETROLINA

A força da união comunitária e da juventude tem transformado espaços públicos em Paulo Afonso (BA) e Petrolina (PE) através de ações de limpeza e conscientização ambiental. Em uma série de iniciativas recentes, estudantes universitários, moradores e o Clube de Desbravadores uniram forças para recolher resíduos sólidos descartados incorretamente em praças, vias públicas e áreas de convivência.

Todas essas mobilizações e o engajamento dos estudantes acontecem por meio do Programa Escola Verde (PEV), uma importante iniciativa de extensão da UNIVASF que articula a universidade com a sociedade para promover a educação ambiental, a sustentabilidade e a cidadania em nossa região.

Em Paulo Afonso, as ações contemplaram o Balneário Belvedere e os bairros Céu Torrado e Centenário, contando com a coleta de materiais e a distribuição de panfletos educativos. Já em Petrolina, mutirões semelhantes foram realizados no bairro Ouro Preto e na praça do bairro Cosme e Damião, onde cerca de 31 participantes revitalizaram o espaço público com a remoção de resíduos.

Essas atividades vão muito além da estética urbana: despertam a reflexão coletiva sobre a responsabilidade com o meio ambiente. Como destacou a participante Maria Klara, vivenciar a prática mostra como pequenas atitudes geram grandes impactos. Com o apoio da Escola Verde, a comunidade prova que cuidar do lugar onde vivemos é um dever compartilhado e transformador.

Categorias: Meio Ambiente, Ação Comunitária, Sustentabilidade.
Por: Aline de Brito Sério