SAÚDE, MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL EM DEBATE NA UNIVASF

Com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a relação entre saúde, meio ambiente e sociedade, membros do Programa Escola Verde (PEV) realizaram, no dia 05 de dezembro de 2025, uma atividade educativa com estudantes do curso de Medicina da UNIVASF – Campus Paulo Afonso. A ação integrou as práticas formativas incentivadas pelo PEV, reforçando a importância da educação ambiental na formação profissional e cidadã.

A atividade foi estruturada em dois momentos. Inicialmente, os discentes responsáveis realizaram uma pesquisa bibliográfica e preparação de slides, etapa que demandou cerca de uma hora. Em seguida, ocorreu uma exposição dialogada com duração de aproximadamente três horas, realizada em sala de aula do sexto período de Medicina.

Durante a apresentação, foram discutidos temas centrais como a interação entre sociedade e meio ambiente, os impactos ambientais sobre a saúde coletiva, os determinantes socioambientais e suas repercussões diretas na prática médica. Dados epidemiológicos atualizados e estudos de caso ajudaram a ilustrar como as transformações ambientais influenciam o perfil de adoecimento da população, especialmente no contexto do semiárido, reforçando o papel do profissional de saúde na promoção da saúde ambiental.

O formato dialogado favoreceu a participação ativa dos estudantes, que contribuíram com questionamentos, reflexões críticas e análises de situações reais, incluindo dilemas éticos relacionados à vulnerabilidade social, desigualdade de exposição ambiental e co-responsabilidade profissional. Apesar das diferenças no conhecimento prévio dos participantes e da limitação de tempo para aprofundar todos os temas, a atividade foi avaliada de forma bastante positiva.

Segundo João Brenner de Souza Gomes, um dos participantes, “a experiência foi extremamente enriquecedora, especialmente por trazer a realidade do semiárido e mostrar, de forma concreta, como o ambiente influencia diretamente a saúde das populações. O debate permitiu esclarecer dúvidas e aproximar esses temas da prática clínica”.

Participaram da atividade os estudantes João Brenner de Souza Gomes, Leonardo Alves Santos, Paulo Otávio Alencar Barrense, Amanda Lima Noronha, Gustavo Henrique Santos Bomfim, Vanessa Souza Silva Medrado, Domingos Sávio de Oliveira e Silva, Thalisson Gonçalves Almeida, João Lucas Martins Lopes, Carlos Eduardo Oliveira Barros e Ives Eduardo Silva Santos.

A ação reforça como as práticas incentivadas pelo Programa Escola Verde contribuem para a formação de profissionais mais conscientes, críticos e comprometidos com a sustentabilidade, demonstrando que cuidar da saúde humana também passa, necessariamente, pelo cuidado com o meio ambiente.

Categoria: Educação ambiental;
Por: Anayse Soares