VISITA TÉCNICA AO PARQUE ZOOBOTÂNICO DA CAATINGA: CONHECENDO A BIODIVERSIDADE DA REGIÃO 🌵

O Projeto Escola Verde (PEV) organizou uma visita técnica ao Parque Zoobotânico da Caatinga, localizado no 72° Batalhão de Infantaria da Caatinga em Petrolina-PE, no dia 23 de setembro de 2024, das 13h40 às 16h20. Participaram aproximadamente 20 pessoas, incluindo alunos da UNIVASF e membros do PEV, entre eles Rebeca Fernandes, Luiz Henrique, Patricia Custódio, Artur Cristelli, Diego Rodrigues, João Antonio, Fernanda Lopes, Ana Beatriz Lopes, Maria Eduarda Souza, Sarah Gabriela, Lílian Araujo, Jéssica Gabrielle, Maria Tereza, Clecio Alves, Erica Bruna, Ingrid Barbosa, Euclidevânia Sales, Iolanda Soares e Keila Daisy.

Conduzida pelo Tenente Andrade, veterinário e oficial do Exército, que forneceu informações detalhadas sobre a fauna local. Foram apresentadas diversas espécies, desde animais da região até espécies de outros biomas brasileiros, detalhando nome científico, alimentação, habitat, distribuição geográfica, comportamento, reprodução e situação de ameaça de cada um.

Entre os animais apresentados, estavam a cobra píton reticulada (espécie exótica da Ásia), macaco-prego, cágado cabeçudo, caititu, raposa do campo, onça parda, bugio, periquito da caatinga, além de saguis e camaleões, observados livremente na área verde do parque. A diversidade observada destacou a riqueza da biodiversidade brasileira e os desafios de conservação da Caatinga.

A visita foi fundamental para a conscientização ambiental, permitindo aos participantes compreenderem a importância da preservação da fauna da Caatinga. A experiência imersiva proporcionada pelo Tenente Andrade, reforçou a necessidade de ações de conservação e a preservação da biodiversidade para as futuras gerações.

Por: Charles Sampaio Rodrigues
Categoria: Visita técnica