PEV E PROJETO EXTRAMUROS COLABORAM EM ATIVIDADE INOVADORA COM ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO DA UPE E TRANSFORMAM AULA EM ESCOLA DE PETROLINA-PE

Na manhã de 19 de setembro de 2024, a Escola de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira, em Petrolina (PE), sediou uma atividade envolvente organizada por estudantes de Nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE). Edmilson Filho Macedo, Johan Macedo, Luiz Roberto, Paulo Roberto e Pedro Henrique Alcantra, membros do Projeto Extramuros, em parceria com o Programa Escola Verde, conduziram uma aula interativa sobre ossos e músculos do crânio-face, enfatizando os processos de mastigação e deglutição. O propósito foi integrar a teoria anatômica à prática nutricional, preparando os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A sessão iniciou-se com uma apresentação expositiva-dialogada, estimulando a participação ativa dos alunos. Utilizando slides ilustrativos e uma peça anatômica do crânio-face, os estudantes visualizaram as estruturas envolvidas na mastigação e deglutição, facilitando a assimilação dos conceitos. Ao final, um quiz interativo foi realizado, com os alunos respondendo às perguntas via QR Code, tornando o aprendizado mais dinâmico e engajador. “A atividade foi excelente e causou um grande impacto no conhecimento dos estudantes sobre os assuntos abordados“, destacou Johan Macedo.

Os cinco primeiros colocados no quiz foram premiados com kits de lanches nutritivos, contendo uvas, morangos, paçoca e chocolate, intensificando o entusiasmo dos participantes. Todos os demais alunos receberam caixinhas de uvas como reconhecimento por seu engajamento. Posteriormente, os estudantes foram convidados a visitar o Laboratório de Anatomia, onde puderam explorar modelos anatômicos adicionais e aprofundar seus conhecimentos.

Esta iniciativa reforça o papel crucial da extensão universitária na promoção da integração entre o conhecimento acadêmico e a comunidade. O Projeto Extramuros e o Programa Escola Verde mantêm-se comprometidos com a educação de qualidade, preparando os alunos não apenas para exames, mas também para uma compreensão mais abrangente da saúde e nutrição. As atividades foram supervisionadas pela professora Gilmária e pela coordenadora do Projeto Extramuros, professora Iracema Montenegro.

Por: Paulo Ramos e Israel Candeias
Categoria: Educação Ambiental