CULTIVANDO O FUTURO: VISITAÇÃO ESCOLAR AO VIVEIRO DO PEV E A OUTRAS INICIATIVAS DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO APROXIMA ALUNOS DA NATUREZA E DESPERTA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL 🌱

A educação ambiental é fundamental para um futuro sustentável. Ao envolver jovens em experiências práticas de conservação, formamos uma geração mais preparada para enfrentar desafios ecológicos e adotar atitudes sustentáveis.

Em vista disso, em 10 de setembro de 2024, alunos do Centro Educacional Rachel de Queiroz visitaram o Viveiro do Programa Escola Verde (PEV), o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA), o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) e a Unidade Demonstrativa Agroecológica do Campus Ciências Agrárias (CCA) da UNIVASF. A atividade foi conduzida por Giovanna Almeida, Glécia Souza e Marianna Silva, integrantes do PEV.

Os estudantes exploraram diversos ambientes, conhecendo a fauna e flora da Caatinga. A colaboração com a Preserve Júnior, empresa júnior do curso de Ciências Biológicas da UNIVASF, tornou o aprendizado mais interativo e dinâmico, promovendo integração entre a comunidade escolar e iniciativas de conservação.

Esta experiência ressalta a importância da educação ambiental desde cedo, cultivando uma geração mais consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente. O contato direto com a biodiversidade desenvolve um senso de responsabilidade e cuidado com o planeta, valores duradouros que formam cidadãos informados e engajados, prontos para adotar práticas sustentáveis e influenciar futuras políticas ambientais.

Por: Israel Candeias
Categoria: Visita Técnica