UNIÃO SUSTENTÁVEL: CERCAMENTO DE NASCENTES EM POVOADO EM JAGUARARI-BA REÚNE COMUNIDADE, EMPRESA E GOVERNO E FORTALECE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Nos dias 8 e 10 de setembro de 2024, uma ação conjunta para cercamento das nascentes no Povoado de Jenipapo reuniu comunidade, empresa e órgãos públicos em Jaguarari-BA. A preservação das nascentes é fundamental para garantir a disponibilidade de água limpa, especialmente em áreas rurais. Além disso, cercar essas áreas previne a degradação causada pela presença de animais e pela ação humana, que pode comprometer a qualidade da água e o ecossistema ao redor. A atividade foi realizada com o apoio do Programa Escola Verde (PEV), comunidade local, da empresa ERO Brasil Caraíba, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Social e o setor de limpeza da Prefeitura de Jaguarari.

Os participantes se reuniram nas nascentes, onde foram feitas medições, cavados buracos e instaladas estacas para o cercamento da área. Juraleson, representante do PEV, junto a mais 12 pessoas, se envolveram, incluindo moradores convidados para colaborar na proteção das nascentes. A construção da cerca foi essencial para evitar o acesso de animais e a degradação pela ação humana, garantindo a preservação da água. Os moradores locais expressaram grande satisfação com a iniciativa, reconhecendo a importância da preservação dessas fontes vitais para uso doméstico e animal.

Após a conclusão das atividades, os órgãos envolvidos se colocaram à disposição para expandir o projeto a outras comunidades do município, reforçando a relevância de ações contínuas para a proteção dos recursos hídricos e o bem-estar das populações que dependem dessas nascentes. A expansão dessas atividades poderá garantir um futuro sustentável para as regiões rurais de Jaguarari.

Por: Israel Candeias
Categoria: Mobilização Socioambiental