CRIAÇÃO DE HORTA EM ESCOLA DE PETROLINA TORNA-SE FERRAMENTA PEDAGÓGICA E INCENTIVA O DESENVOLVIMENTO DE UMA GERAÇÃO MAIS CONSCIENTE 🌱

Em um mundo onde a sustentabilidade é cada vez mais discutida, ensinar desde cedo a importância do cultivo e cuidado com as plantas é fundamental para formar cidadãos responsáveis e comprometidos com o futuro do planeta. O Programa Escola Verde (PEV) tem desempenhado um papel crucial nesse processo, incentivando a criação de hortas em ambientes escolares. Pensando nisso, no último dia 6 de setembro de 2024 foi realizada uma atividade de criação de horta na Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, localizada no Residencial Vivendas 1, em Petrolina-PE, mobilizando aproximadamente 180 pessoas.

A iniciativa partiu de Cícero Dhons, integrante do PEV, tendo como objetivo incentivar a importância da plantação de alimentos, de forma ecologicamente responsável, no ambiente escolar. Essas hortas são uma maneira eficiente de aliar teoria e prática, proporcionando aos estudantes um aprendizado direto sobre como os alimentos chegam à nossa mesa, de forma ecologicamente responsável.

A atividade contou com a participação de alunos do turno vespertino, professores e auxiliares. O processo começou com o preparo do solo, realizado por colaboradores da escola, seguido pelo plantio de mudas na horta, que ficou a cargo dos estudantes e seus professores. A ação promoveu uma interação prática com o conteúdo teórico ensinado em sala de aula, despertando nos alunos a consciência sobre o cultivo responsável de alimentos e a preservação dos recursos naturais.

Para o professor Adriano Ferreira, do 2º ano C, “a ideia da horta na escola vem para que os alunos entendam a importância da plantação de alimentos como meio de subsistência”. Segundo ele, os estudantes podem acompanhar o processo de evolução da plantação, gerando uma sensação de pertencimento. “Trabalhamos o processo de tempo por meio da espera de que a horta comece a produzir, e perceberemos que, quando bem tratada, ela nos dará alimento por um tempo considerável, mas, se mal cuidada, será por um tempo limitado.”

Essa experiência prática representa muito mais do que apenas a criação de uma horta. Ela é uma ferramenta pedagógica essencial para que as crianças compreendam, de forma direta, a relação entre a natureza e a nossa alimentação. Ao acompanhar o crescimento das plantas, os alunos podem refletir sobre responsabilidade, paciência e o impacto de suas ações.

Por: Israel Candeias
Categoria: Horta Escolar