A religiosidade pode desempenhar um papel fundamental no cuidado e preservação do meio ambiente. Foi pensando nisto que uma integrante do Programa Escola Verde (PEV) desenvolveu uma importante e inovadora atividade com crianças na igreja adventista no bairro da Coréia em Juazeiro-BA.
No dia 11 de maio de 2024, em uma pequena reunião com crianças da igreja, Gleiciane Medrado mostrou à elas a importância do cuidado com a criação de Deus, unindo os aspectos religiosos apresentados no ambiente com a temática do projeto. Ao final, foram distribuídas sementes de hortaliças para as crianças começarem em casa o hábito de cuidar da natureza.
Muitas tradições religiosas possuem ensinamentos que valorizam a criação e a responsabilidade de cuidar da natureza. Integrar esses valores espirituais com práticas ecológicas pode fortalecer o compromisso das comunidades em proteger o planeta.
Combinando o ensinamento espiritual do cuidar da Terra, as ações comunitárias, a educação ambiental com a fé e a prática ambiental, as comunidades religiosas podem desempenhar um papel crucial na promoção da sustentabilidade e na construção de um futuro mais verde e harmonioso.
Por Yan de Castro
Categoria: Educação Ambiental