ARMAZENE SEU ÓLEO DE COZINHA USADO E FAÇA O DESCARTE CORRETO, EVITANDO DANOS AO MEIO AMBIENTE 🛢️

Você sabia que o descarte correto do óleo de cozinha também faz parte do que chamamos de coleta seletiva? Pois é, isso também é um processo de gerenciamento adequado de resíduos. Integrantes do Programa Escola Verde (PEV) também são assíduos nesta atividade. Como você deve saber, o descarte incorreto do óleo gera uma série de danos ao meio ambiente, como poluição da água, entupimento de tubulações e contaminação do solo.

Wanessa Maria deu o exemplo no dia 15 de maio de 2024, quando passou nos apartamentos do seu prédio informando que estaria recolhendo óleo de cozinha usado para destinar ao descarte correto. Ela coletou e armazenou em garrafas PET.

O processo de descarte do óleo de cozinha envolve o armazenamento correto – deixando o óleo esfriar e coando para remover restos de alimentos, podendo ser utilizado recipientes plásticos com tampa para tal fim – e a destinação correta – levando a pontos de coleta específicos, como ecopontos, postos de combustível, supermercados ou escolas que participem de programas de coleta.

O óleo usado pode ser utilizado para diversas finalidades: produção de biodiesel, de sabão e detergentes, de produtos químicos e até ser utilizado na compostagem e nos fertilizantes. Temos inúmeras publicações de como utilizar o óleo para produzir sabão.

Você conhece pontos de coleta de óleo em Petrolina-PE e Juazeiro-BA? Mande aqui nos comentários!

Por Yan de Castro
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem