A prática da jardinagem oferece uma variedade de benefícios para seu praticante, que vão desde aspectos físicos, mentais, emocionais, até sociais. Pensando nisso, o Programa Escola Verde (PEV) possui uma linha de atividade de jardinagem muito explorada por seus integrantes, que reforça a importância das plantas para o equilíbrio ecológico e o bem-estar do planeta e das pessoas.
Entre maio e junho de 2024, foram várias dessas ações, que abrangeram limpeza, poda e rega das plantas nas casas dos integrantes. Emanuella Barradas foi além e desenvolveu uma rotina de conferência das mudas de árvores plantadas no Campus Petrolina da UNIVASF, fazendo a limpeza e a rega das mesmas. Rhaisa também trabalhou nas plantinhas de sua casa, dando exemplo para seus familiares e amigos.
A jardinagem traz benefícios do exercício físico – já que pode envolver atividades como cavar, plantar, capinar e regar -, o que impacta na saúde do corpo. Ela também pode ser interessante para a saúde mental, ao promover a redução do estresse através do contato com a natureza e trazer uma sensação de calme e bem-estar. Ela fortalece os laços familiares ao se tornar uma atividade coletiva, promovendo processos educativos e de conexão comunitária.
Além de tudo isso, jardinar promove práticas sustentáveis como a compostagem e coleta da água da chuva. A jardinagem transforma espaços, cria conexões e cultiva bem-estar, fazendo dela uma prática valiosa para todos. Cuide do seu jardim!
Por Yan de Castro
Categoria: Jardinagem