Viveiros são instalações destinadas à produção e cultivo de mudas de plantas, sejam elas ornamentais, frutíferas, florestais ou hortícolas. O Programa Escola Verde (PEV) e o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental da UNIVASF (NEMA UNIVASF) colaboram na construção e manutenção de um viveiro no Campus de Ciências Agrárias (CCA) da universidade. Sendo este um importante palco de ações do PEV e seus integrantes, que continuamente promovem a manutenção, organização e criação do espaço, como fez um grupo durante o mês de junho de 2024.
Pedro Paulo, Daniel Araújo, Nadja Monteiro, Jonas Conduru, Herbert Hichars e Vinícius Cavalcanti colocaram a “mão na massa” e deram continuidade ao processo de limpeza e reorganização do viveiro. Nos primeiros 15 dias de junho de 2024, os integrantes realizaram a ações de revitalização e pintura dos pallets com a reorganização das mudas em cima dos mesmos, contagem das mudas (520) e remoção de lixo de dentro do viveiro. Além disso, fizeram a demolição dos fechamentos com garrafas PET e areia argilosa.
Os viveiros proporcionam inúmeros benefícios, que vão desde a produção de mudas de alta qualidade, conservação de espécies, movimentação econômica, até a promoção de educação e pesquisa, que nesse caso é ponto chave da universidade. Esses locais promovem um fortalecimento comunitário, o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental, como foi observado nas atividades de manutenção desenvolvidas nos últimos meses.
Portanto, viveiros são instrumentos poderosos para a produção sustentável de plantas, a conservação ambiental e o fortalecimento das comunidades. Cuide de um viveiro!
Por Yan de Castro
Categoria: Viveiro