Ações de coleta seletiva individuais faz parte de um passo crucial para a gestão sustentável dos resíduos e a preservação do meio ambiente. Atividades como essas são mote do Programa Escola Verde (PEV), que incentiva seus integrantes a na separação correta do lixo em casa. Nos últimos meses, foram inúmeras destas ações, mobilizando mais de 10 integrantes.
A coleta seletiva abrange diversas ações, sendo que os primeiros passos envolvem o processo de separação de resíduos, limpeza e armazenamento corretos, compostagem doméstica e reaproveitamento e redução. Mais à frente, temos a participação em programas locais de coleta e destinação corretas, além do cuidado com o descarte de resíduos perigosos.
Emanuella engajou nesse tipo de ação ao reutilizar garrafas PET para guardar água mineral em sua casa. Já Rosa Angelica recolheu garrafas de alguns vizinhos do bairro e através do mercadinho da sua família em Juazeiro-BA para destinar corretamente à reciclagem. Lucas utilizou seu espaço de trabalho para reunir latinhas de alumínio para encaminhar ao descarte. Enquanto Wanessa, Ayla e Marilia investiram no primeiro passo ao separar os lixos entre seco e úmidos nas suas casas.
A coleta seletiva tem inúmeras vantagens, dentre elas a economia de recursos naturais ao reduzir custos de produção, a melhora da qualidade do ar e da água, beneficiando a saúde de todos. Seja um exemplo e comece suas atividades de coleta seletiva.
Por: Yan de Castro
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem