A prática de cuidar das plantas diariamente não só promove a responsabilidade e o cuidado com o meio ambiente, mas também reforça a importância das plantas para o equilíbrio ecológico e o bem-estar do planeta e das pessoas. Realizar atividades como essa com uma criança, assim como ensinar a separar materiais recicláveis, são maneiras eficazes de introduzir conceitos de sustentabilidade desde cedo, incentivando comportamentos conscientes e responsáveis.
Entre os dias 4 e 6 de março de 2024, a integrante do Programa Escola Verde (PEV) Alinne Carolainy, realizou essas importantes atividades, voltadas para a educação ambiental, no ambiente doméstico. A atividade central envolveu a rega de plantas, complementada pelo ensino de como separar materiais recicláveis – tarefas simples, mas essenciais – que foram desenvolvidas em casa, com a colaboração de uma prima de 6 anos.
Como sabiamente declarou o educador brasileiro Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Atividades como estas têm um impacto significativo ao inspirar outras pessoas a adotar práticas semelhantes em suas rotinas diárias e incentivar ações de educação ambiental no ambiente familiar, é essencial para construir um futuro mais sustentável.
Por: Rhaisa Araujo
Categoria: Jardinagem