EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: AÇÃO MOBILIZA ALUNOS SOBRE COLETA SELETIVA EM JUAZEIRO-BA ✍️🌱

A Escola Municipal Judite Leal Costa, em Juazeiro-BA, foi palco de uma importante ação de sensibilização sobre coleta seletiva. No dia 09 de maio de 2024, integrantes do Programa Escola Verde (PEV), conduziram uma ação com o objetivo de educar e conscientizar os alunos sobre a importância da separação dos resíduos para descarte, impactando mais de 20 alunos.

A atividade, conduzida por Nadja Monteiro e Jonas Conduru, teve início com uma apresentação didática sobre o que é a coleta seletiva e sua relevância para o meio ambiente. Utilizando apresentações em slides – disponibilizados no grupo do PEV para ações educativas – Nadja e Jonas explicaram aos alunos como cada um pode contribuir para a sustentabilidade.

Em seguida, foi realizada uma dinâmica interativa, contando com a participação dos 53 alunos das turmas do 1º, 2º e 3º ano, bem como de suas professoras. A dinâmica incluiu um quiz sobre coleta seletiva e o uso de lixeiras coloridas, apresentando na prática como separar corretamente o lixo. Esse exercício proporcionou uma forma de testar os conhecimentos dos estudantes e de reforçar o aprendizado de maneira lúdica e divertida, estratégia que foi bem recebida por todos os participantes, que saíram mais conscientes e motivados a aplicar o que aprenderam em suas rotinas diárias.

Refletindo um dos principais objetivos do PEV, a ação destacou de forma nítida a importância de educar desde cedo sobre práticas sustentáveis, mostrando que pequenas atitudes no dia-a-dia podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente.

Por Rhaisa Micaely
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem