Ações de jardinagem estão entre as atividades favoritas dos membros do Programa Escola Verde (PEV), fato que é muito importante diante do impacto significativo que a jardinagem tem na percepção das pessoas sobre o meio ambiente.
Em meio a tantos benefícios (como a melhoria da qualidade do ar, da temperatura e da saúde das pessoas), é importante destacar a promoção da conscientização sobre práticas sustentáveis e o incentivo aos comportamentos ecológicos no dia a dia. Em espaços comunitários e educacionais, como ruas, praças e os campi das universidades, a jardinagem fomenta um senso de responsabilidade coletiva e engajamento social, destacando a importância da preservação ambiental para o bem-estar das futuras gerações.
Utilizando uma muda de Ipê que recebeu no viveiro do NEMA, Nadja, integrante do PEV, realizou o plantio em sua residência, localizada em Juazeiro-BA, contando com a colaboração da sua família. Danilo Evangelista, que participou da atividade, opinou que “além de agregar ao fato de ser mais uma árvore plantada, trará benefícios significativos ao local quando estiver maior como, por exemplo, a diminuição do calor”.
Destacamos ainda, no primeiro semestre de 2024, atividades de jardinagem de outros membros do PEV, como a Emanuella, que dedicou horas do seu tempo livre para cuidar de mudas plantadas no campus sede da UNIVASF, em Petrolina-PE, garantindo que cada uma recebesse a atenção necessária. Alicia, por exemplo, realizou atividades de manutenção ecológica na Agrofloresta Francisco Roberto Caporal, no Espaço Plural da Univasf, em Juazeiro-BA. Além disso, Marilia, Lucas, Alinne e Josinaldo, se destacaram nos cuidados de jardinagem em casa, regando e adubando plantas, limpando ervas daninhas e desenvolvendo mudas.
Essas contribuições não apenas embelezam os espaços, mas também inspiram a comunidade a valorizar e proteger o meio ambiente, demonstrando que pequenas ações podem gerar grandes mudanças.
Por: Rhaisa Araujo
Categoria: Jardinagem