AGROFLORESTA FRANCISCO ROBERTO CAPORAL DA UNIVASF RECEBE PEV EM AÇÕES DE MANUTENÇÃO E PLANTIO 🌱

Entre fevereiro e abril de 2024, a Agrofloresta do Espaço Plural – Francisco Roberto Caporal, localizado na UNIVASF campus Juazeiro/BA, recebeu o Programa Escola Verde (PEV) em uma importante atividade de troca de tutores das plantas nativas e frutíferas da agrofloresta, bem como a colheita de sementes e frutos, implantação de novas mudas, controle ecológico de pragas e plantio de brotos de plantas com tubérculo.

Em fevereiro e março, Alicia de Aguiar participou de ações que estavam voltadas para a organização do espaço e plantio de novas mudas, além do controle de pragas nas plantas frutíferas com ácido pirolenhoso.

Já em abril, a integrante participou diretamente de plantações no espaço. Após a separação de algumas sementes crioulas de milho doadas pelo Movimento Sem Terra, estas foram plantadas em três fileiras, escolhendo três espécies de milho para o cultivo. Além disso, também foram plantadas Crotalarias e Feijão de porco para adubação verde, visando melhorar a qualidade do solo em áreas mais degradadas.
A agrofloresta do Espaço Plural segue os princípios agroecológicos, buscando integrar árvores, arbustos e plantas herbáceas de forma equilibrada e sustentável, prática que visa imitar as características ecológicas de uma floresta natural, promovendo a diversidade biológica, a reciclagem de nutrientes e a conservação do solo e da água.

Essa atividade foi realizada com o acompanhamento e orientação do professor Bruno Cezar, responsável pela Agrofloresta, e também sob supervisão do Engenheiro Agrônomo Valmir Nogueira. A ação foi desenvolvida junto aos colegas Matheus Braga e Ícaro José, destacando a importância da educação ambiental e do engajamento de todos na preservação do meio ambiente.

Por: Rhaisa Araujo
Categoria: Horta Agroecológica