GESTÃO AMBIENTAL EM FOCO: PALESTRA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA EM TEMPOS DE CRISE CLIMÁTICA 💧

No último dia 19 de março, o Anfiteatro Abigail Vitorino, na Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, foi palco de uma importante palestra que abordou a relevância da preservação da água, especialmente em meio à crise climática. Promovido pelo Programa Escola Verde (PEV), pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciência (GEPEC) e pelo Laboratório Integrado de Geografia e Meio Ambiente (Liegma), o evento instigou reflexões cruciais sobre a gestão dos recursos hídricos e a necessidade da conscientização premente da sociedade quanto ao manejo sustentável da água. Foram cerca de 30 participantes.

O evento contou com o apoio da Associação Águas do Nordeste, da Associação de Geógrafos Brasileiros – Seção Recife, do Centro Acadêmico de Biologia e do Centro Acadêmico de Geografia da instituição.

Durante a palestra, Dra. Maria Carolina Tonizza abordou os diversos conflitos existentes em torno do uso da água em escala internacional, nacional e municipal, destacando os desafios enfrentados em Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Além disso, discutiu como a falta de uma gestão hídrica competente impacta nas mudanças climáticas, reforçando a importância de ações concretas para preservação dos recursos naturais.

Com a presença de aproximadamente trinta pessoas, entre discentes e docentes da UPE Campus Petrolina, o evento foi considerado um sucesso pelos participantes, que destacaram a necessidade de mais atividades como essa nas universidades, especialmente nas instituições situadas em cidades próximas a corpos d’águas, como na região do Vale do São Francisco.

A iniciativa reforça o compromisso da comunidade acadêmica em buscar soluções para os desafios ambientais da gestão hídrica enfrentados no mundo e evidenciou, mais uma vez, que a educação ambiental e a gestão sustentável dos recursos naturais são fundamentais para garantir um futuro mais comprometido com práticas sustentáveis.

Por: Rhaisa M. de S. Araujo
Categoria: Evento