6º MUTIRÃO DE LIMPEZA DA ILHA DO FOGO RECOLHE MAIS DE 1000 SACOS E ALERTA POPULAÇÃO PARA CUIDADO DESSE AMBIENTE PRECIOSO 🚯

No último dia 30 de março de 2024 aconteceu o 6º Mutirão de Limpeza da Ilha do Fogo, evento que contou com a parceria do Programa Escola Verde (PEV) e organizado pelo coletivo Salve a Ilha do Fogo de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, liderado pela ativista Manuella Tyler Medrado. Foram mais de 1000 sacos recolhidos na ação de conscientização, que tem como objetivo principal recolher resíduos e resguardar a beleza natural da Ilha do Fogo.

Foram mais de 10 integrantes do PEV participantes, entre eles, Vinícius Cavalcanti, Jonas Neto, Wanessa Maria e Paulo Vinícius. Durante o mutirão, os participantes se concentraram na coleta de lixo, especialmente os resíduos de maior volume, como garrafas e embalagens de marmitex de isopor, que são frequentemente encontrados na parte baixa da ilha. O trabalho árduo não se limitou apenas à coleta, pois os voluntários se empenharam em transportar esses resíduos para a parte alta da ilha, próximo a uma “caçamba”, onde os coletores de lixo do município puderam efetivamente recolhê-los para dar a correta destinação.

A Ilha do Fogo, conhecida por sua exuberante natureza e ecossistemas únicos, tem enfrentado desafios ambientais, principalmente devido à poluição causada por resíduos descartados inadequadamente. No entanto, iniciativas como o Mutirão de Limpeza demonstram que os estudantes estão dispostos a se mobilizar para combater esses problemas e proteger seu patrimônio natural.

O trabalho voluntário e o engajamento são fundamentais para a preservação ambiental, e eventos como esse não apenas contribuem para a limpeza do ambiente, mas também para conscientizar as pessoas sobre a importância da responsabilidade ambiental e da conservação dos recursos naturais.

O Mutirão foi mais do que uma simples ação de limpeza; foi um símbolo de união, solidariedade e compromisso com o meio ambiente, deixando um legado valioso para as gerações futuras.

Por: Ligia Franca
Categoria: Campanha/Mobilização Socioambiental