AÇÕES CONTÍNUAS DE COMPOSTAGEM TRAZEM PARA PERTO A GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS ORGÂNICOS 🍌

A compostagem é uma atividade contínua do Programa Escola Verde (PEV) e seus integrantes. Nos últimos meses, foram quase 20 pessoas envolvidas em ações de compostagem individuais e coletivas. Em um contexto de preocupação com o meio ambiente, a gestão sustentável de resíduos orgânicos com essa atividade se faz fundamental, tendo em vista que ela promove a redução de resíduos, a produção de adubo orgânico, a preservação da biodiversidade, a redução da necessidade de fertilizantes químicos e a economia de recursos.

Entre os integrantes participantes desse tipo de atividade, das cidades de Petrolina-PE, Juazeiro-BA, Salgueiro-PE e outras, podem-se citar Wagner dos Santos, Lorena Lacerda, Jessica Sousa, Arminda Cantarelli, Nadia Rayane, entre outros. Foram atividades desde a confecção e manutenção de composteiras até a adubação orgânica propriamente dita.

Entre as ações, destaca-se a de uma equipe da UNIVASF Campus Salgueiro, que utilizaram um espaço no estacionamento da instituição para construir uma composteira a fim de utilizar o adubo orgânico nas plantas da universidade. Além disso, a compostagem também foi levada para as casas dos alunos, onde envolveram suas famílias nessas atividades.

Por intermédio dessas ações, o PEV não apenas fomenta a criação de um espaço sustentável, mas também estabelece as bases para um amanhã mais verde e próspero para todos. O programa reforça sua posição como um modelo a ser emulado, inspirando outras entidades a implementarem práticas de preservação ambiental semelhantes, visando um futuro mais promissor e sustentável para as próximas gerações.

Por: Yan de Castro e Ligia Franca
Categoria: Compostagem