ALÉM DOS MUROS: SEMEANDO CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ATRAVÉS DAS HORTAS 🌱

Criar e cuidar de uma horta em casa ou na comunidade pode ser uma poderosa ferramenta de conscientização ambiental. Essa iniciativa não apenas promove a produção de alimentos saudáveis e de forma sustentável, mas também estimula a conexão com o meio ambiente e ressalta a importância de práticas ambientalmente responsáveis. Pensando nisso, o Programa Escola Verde (PEV) incentiva – entre outras ações – o cultivo de hortas, estimulando seus membros tanto a refletirem sobre o impacto de suas escolhas alimentares e a valorizar os recursos naturais, quanto a disseminar esse conhecimento. Foram mais de 15 integrantes envolvidos em ações do tipo nos últimos 6 meses.

Integrantes do PEV como a Daniely Inacio, que uniu o cultivo de hortaliças a reutilização de materiais como garrafas PET, contribuindo duplamente para a preservação do meio ambiente. A mesma opinou que “essa iniciativa não apenas economizou dinheiro, mas também fornece alimentos frescos e saudáveis diretamente do quintal de sua residência”. Essa ideia simples e acessível pode ser o ponto de partida para um movimento mais amplo de conscientização, transformando comunidades em espaços mais verdes e sustentáveis.

Podemos citar também a iniciativa de Gabriel Clementino, Helaynne Maria e Francisco Eduardo, que na Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, Campus Petrolina, do plantio e a manutenção de algumas mudas no espaço da instituição, envolvendo membros do PEV e membros da comunidade acadêmica.

As atividades de horta se estenderam pelas cidades de Petrolina-PE, Juazeiro-BA, Serrita-PE, além dos muros das residências dos integrantes do PEV, alcançando ruas e instituições das comunidades, levando as sementes para um futuro sustentável.

Por: Rhaisa Micaely de Souza
Categoria: Horta Agroecológica