AS MARGENS DO VELHO CHICO: AÇÃO CONJUNTA DO PEV E PARCEIROS DE PETROLINA 💧

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, com o principal objetivo de alertar a população sobre a necessidade de uma gestão adequada desse recurso natural, que é essencial para a vida no planeta. Nessa data, trinta anos depois, as margens do Rio São Francisco, na cidade de Petrolina-PE, se tornaram o palco de uma iniciativa do Programa Escola Verde (PEV) com parceiros, que envolveu atividades simbólicas de limpeza das margens, ação de peixamento – com a soltura de 40 mil alevinos – e o plantio de mudas, com a participação de mais de 100 pessoas.

O evento ocorreu unindo esforços do PEV, do Programa Petrolina Sustentável, da Codevasf e da Secretarias de Infraestrutura e de Educação de Petrolina, contando também com a participação de alunos e colaboradores de algumas escolas do município.

Maycon Jhonata, membro do PEV que participou da ação, opinou que a iniciativa possui um importante caráter educativo para a conscientização da importância da preservação dos rios. Em especial o Rio São Francisco, que desempenha um papel crucial na vida dos moradores da região, fornecendo água para consumo, agricultura e atividades econômicas como a pesca e o turismo. Ele destacou ainda, que a participação das escolas nesse processo evidencia o compromisso da comunidade com a sustentabilidade, introduzindo desde a infância a importância de cuidar do meio ambiente.

Diante desse cenário, fica evidente a importância do engajamento de todos em práticas sustentáveis contínuas, que promovam o uso responsável da água, buscando assim assegurar a disponibilidade dos recursos hídricos para as gerações futuras.

#CadaGotaConta

Por: Rhaisa Micaely de Souza