EUTROFIZAÇÃO: DESVENDENDO OS IMPACTOS NO RIO SÃO FRANCISCO 🌅

A eutrofização do Rio São Francisco é um fenômeno preocupante que tem impactado significativamente a qualidade da água e o ecossistema ao longo do curso do rio. Esse processo ocorre devido ao acúmulo excessivo de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, na água, geralmente provenientes de atividades humanas como o uso de fertilizantes agrícolas e o despejo de esgoto sem tratamento adequado.

Com o aumento desses nutrientes, ocorre um crescimento exacerbado de algas e outras plantas aquáticas, causando um desequilíbrio no ecossistema aquático. Quando essas plantas morrem, são decompostas por bactérias, que consomem oxigênio da água, levando à diminuição dos níveis de oxigênio dissolvido. Esse processo pode resultar na morte de peixes e de outros organismos aquáticos, além de prejudicar a potabilidade da água para consumo humano.

Portanto, é fundamental adotar medidas de controle e monitoramento para reduzir a eutrofização no Rio, como o tratamento adequado de efluentes, o manejo sustentável de áreas agrícolas e a conscientização da população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Essas ações são essenciais para garantir a saúde e a sustentabilidade desse importante rio brasileiro.

Por: Alicia Aguiar
Categoria: Mídia Ambiental