CÂNCER COLORRETAL, O QUE PERCEBEMOS? 😷

O câncer colorretal abrange neoplasias no intestino grosso e no reto, é tratável e costuma ser curável quando detectado precocemente. Segundo o INCA, há cerca de 45630 novos casos, dos quais 21970 são em homens e 23660 em mulheres.

São fatores de risco que aumentam a chance para pessoas já predispostas ao desenvolvimento do câncer idade superior a 50 anos, inatividade física, excesso de gordura corporal, alimentação com poucas frutas, vegetais e fibras, consumo excessivo de carnes processadas (embutidos como mortadela, linguiça, salsisha) e de carne vermelha, assim como o tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.

Além disso, possui maior risco pessoas que tenham histórico familiar de neoplasia de intestino, assim como história pessoal de outros tipos de cânceres.

Alguns sintomas podem surgir no decorrer do câncer, dentre os quais pode-se citar o sangue nas fezes, alteração de hábito intestinal (diarreia ou constipação), dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem motivo aparente, alteração na forma das fezes (muito finas e compridas), massa/tumoração abdominal.

Por: Arminda Cantarelli
Categoria: Mídia Ambiental
Fonte: INCA, 2022