AÇÃO DE ORIENTAÇÃO E MANEJO DE ACIDENTES E QUEDAS INSTRUI COMUNIDADE DE PAULO AFONSO-BA 🧗🏽

No último dia 11 de dezembro de 2023, uma iniciativa educativa promovida pelo Programa Escola Verde (PEV) e apoiada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) mobilizou cerca de 65 moradores do Bairro Tancredo Neves, em Paulo Afonso-BA. Tratou-se de uma ação prática voltada para a orientação e manejo de acidentes e quedas em ambientes naturais e artificiais específicos.

Dividida em três etapas, a atividade teve início com um estudo teórico sobre técnicas de manejo de vítimas de acidentes, seguido por um planejamento detalhado e, por fim, a execução prática das ações. No total, foram aproximadamente 12 horas de dedicação dos participantes.

Com o apoio da equipe do SAMU, os integrantes do PEV da UNIVASF Paulo Afonso apresentaram simulações de acidentes e quedas, proporcionando uma oportunidade única para os presentes aprenderem sobre os procedimentos adequados em situações de urgência e emergência. Entre os temas abordados estiveram os perigos em ambientes como jardins, matagais e áreas acidentadas, pedregosas e arenosas.

Os discentes envolvidos nesta atividade foram Gabriel Henrique, Vitória da Cruz, Ana Beatriz, João Gabriel, Ana Cristina, Larissa Nunes, entre vários outros estudantes do curso de medicina da UNIVASF Paulo Afonso.

Um dos participantes, Thiago, expressou sua satisfação com a iniciativa, destacando a importância de conhecer melhor os perigos de acidentes e como agir em determinados ambientes que frequenta, como praias, áreas rurais e até mesmo locais próximos de casa.

Por: Yan de Castro
Categoria: Saúde Ambiental