ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE DIABETES ESCLARECE POPULAÇÃO DE PAULO AFONSO-BA 💉

No último dia 19 de novembro de 2023, o Posto de Saúde da Família Rua do Sol, localizado no centro de Paulo Afonso-BA, sediou uma atividade do Programa Escola Verde (PEV) cujo objetivo foi dialogar com a população sobre a diabetes, como parte das atividades da Semana do Diabetes. A iniciativa teve como objetivo informar e conscientizar os pacientes sobre os aspectos da doença, suas causas, tratamentos e medidas preventivas, o que impactou mais de 10 pessoas inicialmente.

A diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usar adequadamente a insulina que produz. Isso leva a níveis elevados de glicose no sangue, o que, se não controlado, pode causar uma série de complicações graves, incluindo doenças cardíacas, derrames, problemas nos rins, danos nos nervos e até mesmo perda de visão.

Durante a apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre as diferentes formas de diabetes, incluindo o tipo 1, onde o corpo não produz insulina, e o tipo 2, onde o corpo não consegue usar adequadamente a insulina que produz. Foram discutidas as causas da doença, como a genética, o estilo de vida e a dieta inadequada, bem como estratégias de tratamento, incluindo medicação, dieta saudável, atividade física regular e monitoramento frequente da glicose no sangue.

Além disso, foram compartilhadas dicas práticas de autocuidado para os pacientes diabéticos, visando promover uma melhor qualidade de vida e prevenir complicações decorrentes da doença. Isso incluiu orientações sobre como monitorar os níveis de glicose, controlar a dieta, praticar atividade física regularmente e realizar exames médicos de rotina.

Por: Yan de Castro
Categoria: Saúde Ambiental