ALDEIA KARIRI-XOCÓ EM PAULO AFONTO-BA RECEBE AÇÃO DE PREVENÇÃO EM SAÚDE DURANTE DEZEMBRO LARANJA ☀️

Dezembro de 2023 foi marcado por diversas programações do Programa Escola Verde (PEV) envolvendo o ‘Dezembro Laranja’, que tem como foco a prevenção do câncer de pele. Nesse contexto, no dia 02 de dezembro de 2023, uma importante ação foi desenvolvida na aldeia Kariri-Xocó, localizada em Paulo Afonso-BA. A atividade teve como objetivo promover a educação em saúde e realizar triagens médicas para identificação de lesões suspeitas de câncer de pele, impactando mais de 60 pessoas da comunidade.

Coordenada pela Dra. Isnaia Almeida, dermatologista e docente da UNIVASF Paulo Afonso, a ação contou com a participação de diversos discentes, que se dividiram em oficinas específicas, como João Paulo, Geovana Layse, Dominik Mirely, Vitória da Cruz Anna Beatriz, entre outros. Entre as atividades oferecidas estavam oficinas de nutrição infantil, saúde bucal, plantas medicinais, além de uma palestra informativa sobre câncer de pele.

Historicamente, os povos indígenas enfrentam diversos desafios relacionados à saúde, incluindo acesso limitado a serviços médicos adequados, falta de infraestrutura básica em suas comunidades e a presença de doenças específicas que afetam suas populações de maneira desproporcional. Assim, além das atividades educativas, também foram realizadas triagens médicas para identificar possíveis lesões de pele suspeitas de câncer, oferecendo assim um serviço de saúde preventiva e de apoio à comunidade.

Por: Yan de Castro
Categoria: Saúde Ambiental