INTEGRANTES PROMOVEM EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE EXPOSIÇÃO SOLAR E CÂNCER DE PELE PARA TRABALHADORES EM PAULO AFONSO (BA) 🧡

No intuito de promover a saúde e prevenir doenças entre os trabalhadores de Paulo Afonso-BA, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram uma série de atividades educativas em diversos pontos da cidade durante o mês de dezembro de 2023. As ações visaram sensibilizar diferentes grupos profissionais sobre os riscos da exposição solar e as medidas preventivas necessárias, impactando quase 150 profissionais em cerca de 20 horas de trabalho.

A primeira atividade concentrou-se na orientação para mototaxistas, motolâncias e profissionais de emergência da SAMU, no dia 1º de dezembro. Os discentes conduziram orientações em 11 pontos de mototáxi, alcançando cerca de 60 mototaxistas. Além disso, 6 profissionais do SAMU estiveram presentes para receber informações sobre a prevenção do câncer de pele e os cuidados necessários.

A segunda ação direcionou-se aos operários da Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA). Realizada em três canteiros de obras da empresa na cidade, a atividade contou com a participação de 22 trabalhadores. Os discentes promoveram rodas de conversa e distribuíram folhetos informativos e amostras de protetores solares, visando conscientizar sobre os riscos da exposição ao sol durante o trabalho ao ar livre.

Já a terceira iniciativa foi voltada para os agricultores familiares e feirantes da feira popular livre do bairro Perpétuo Socorro. Os alunos executaram abordagens individualizadas, oferecendo informações sobre prevenção de agravos relacionados às ondas de calor e exposição solar. Ao todo, 15 feirantes foram sensibilizados durante a atividade.

Por fim, a quarta ação concentrou-se nos trabalhadores de uma rede de supermercados local. Realizada em duas unidades da rede, a atividade contou com a participação de 30 funcionários, que receberam orientações sobre os cuidados necessários para evitar problemas de saúde relacionados à exposição solar durante o expediente de trabalho.

A organização das atividades aconteceu pelos discentes de medicina da UNIVASF Paulo Afonso: Arllen Lima, Dominik Mirely, Eucimar da Silva, Ewerton Bringel, Gustavo Henrique, Irio César, Juliana Carvalho, Pedro Vitor e Sheila Reis.

Essas iniciativas refletem o compromisso da universidade em promover a saúde e a qualidade de vida da população local, especialmente daqueles que estão mais expostos aos riscos ambientais no ambiente de trabalho.

Por: Yan de Castro
Categoria: Saúde Ambiental