PAULO AFONSO (BA) RECEBE DIVERSAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PREVENÇÃO NO FINAL DE 2023 👩🏽‍⚕️

Durante os meses de novembro e dezembro de 2023, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram uma série de atividades educativas voltadas para a conscientização sobre saúde e prevenção na cidade de Paulo Afonso-BA. Duas das iniciativas destacadas foram a sensibilização sobre o câncer de pele, em consonância com a campanha “Dezembro Laranja”, e a abordagem sobre os impactos das ondas de calor e exposição solar na saúde. Foram mais de 100 pessoas impactadas pelas atividades.

A primeira, ocorrida no dia 30 de novembro, teve lugar na UBS Siriema. Durante a ação, os participantes abordaram os presentes na sala de espera, explicando aspectos relacionados ao câncer de pele, como os tipos existentes, os sinais de alerta e a importância do uso do protetor solar. O comentário de um dos presentes, Sandro, ressaltou a relevância das atividades de conscientização realizadas pela universidade para a população local.

A segunda atividade, teve como foco os efeitos das ondas de calor e exposição solar na saúde. Realizada nas UBS Irmã Rita e Maruim, além de abordagens em residências no bairro Tancredo Neves II, a atividade mobilizou profissionais de saúde, usuários dos serviços e cuidadores de pacientes em cuidados domiciliares.

Durante os três dias de atividade, os alunos promoveram palestras educativas, roda de conversa e abordagens domiciliares, abordando temas como desidratação, câncer de pele e cuidados durante as ondas de calor. Essas iniciativas demonstram o compromisso dos estudantes com a promoção da saúde e a disseminação de informações importantes para a comunidade local.

As ações foram elaboradas e desenvolvidas pelos alunos de medicina da UNIVASF Paulo Afonso e integrantes do PEV, Gabriel Henrique, Ívine Santos, Luiz Felipe, Vanessa Ellen, Felipe Tâmara, Frederico Couto, Luan Carvalho, Vitoria da Cruz, entre vários outros.

Por: Yan de Castro
Categoria: Saúde Ambiental