AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE SAÚDE DO HOMEM DURANTE NOVEMBRO MOBILIZA POPULAÇÃO DE PAULO AFONSO (BA) 💙

Durante novembro de 2023, o Programa Escola Verde (PEV) realizou uma série de atividades educativas em prol da conscientização sobre a saúde do homem, com enfoque na prevenção do câncer de próstata, como parte das ações da campanha “Novembro Azul” na cidade de Paulo Afonso-BA. Ao todo, foram mais de 60 pessoas impactadas nas ações, destacando-se o papel extensionista da universidade.

As duas primeiras ações ocorreram nas UBS São Francisco e Rua do Sol, nos dias 08 e 23 de novembro. Os alunos envolvidos conduziram uma palestra na sala de espera, abordando temas como prevenção, sinais e sintomas do câncer de próstata, além de esclarecer dúvidas dos usuários presentes. Ao término, material informativo foi fixado nas dependências do PSF para consulta dos usuários.

Já a terceira ação foi desenvolvida no CAPS-AD de Paulo Afonso, no dia 01 de dezembro. Nesta ocasião, houve uma exposição do conteúdo para os usuários, seguida de momento de tira-dúvidas. A atividade contou com a presença do professor Marlon Vinícius e o enfermeiro do CAPS Vladimir. A enfermeira Cláudia destacou a importância dessas ações para promover a saúde integral dos participantes e incentivar práticas de autocuidado e prevenção.

Estas atividades foram planejadas e executadas pelos integrantes Ana Cristina, Luiz Henrique, Bruna Andrade, José Cloves, Hideki Kamitani, Mariane Lacerda, Luan Andrade, João Brenner, Beatriz Machado e Ewerton Bringel, sob supervisão do professor Márlon Vinicius, do Colegiado de Medicina da UNIVASF Campus Paulo Afonso-BA.

Os materiais educativos utilizados podem ser acessados em: https://drive.google.com/drive/folders/1SlDnyp9WcxCfJf0d28cRA5WqSWXFZH1Q?usp=sharing.

Por: Yan de Castro
Categoria: Saúde Ambiental