CAMPANHA NO HOSPITAL NÚCLEO VIDA EM PAULO AFONSO (BA) PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO E DOAÇÃO DE CABELO PARA PACIENTES COM CÂNCER 👨🏽‍🦱

Uma importante atividade promovida pelo Programa Escola Verde (PEV), no dia 30 de novembro de 2023, foi realizada no Hospital Núcleo Vida, em Paulo Afonso (BA), com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer e incentivar a doação de cabelo para pacientes em tratamento. Um grupo de integrantes se uniu para realizar uma série de ações significativas, marcando presença em diferentes etapas da luta contra o câncer e impactando diretamente mais de 30 pessoas.

A atividade teve início na sala de espera do hospital, onde os estudantes abordaram a população para falar sobre a prevenção do câncer de pele, o tipo mais comum de câncer no Brasil, destacando os fatores ambientais que podem influenciar, como a exposição à radiação solar. Foram abordados ainda temas como o rastreio do câncer de próstata e de mama, ressaltando a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.

A ação principal aconteceu logo em seguida: uma campanha para doação de cabelo foi lançada, visando beneficiar pacientes que enfrentam a perda capilar devido à quimioterapia. Uma etapa crucial de toda a mobilização foi a interação individual com os pacientes oncológicos, onde foram discutidos os desafios e perspectivas de viver com câncer, onde percebeu-se a questão da autoestima em relação ao cabelo.

Apesar da importância do registro fotográfico, respeitou-se a privacidade dos pacientes que não desejaram ser fotografados, priorizando o momento terapêutico de cada um. O PEV parabeniza os integrantes organizadores da ação, discentes do curso de Medicina da UNIVASF Paulo Afonso: Arllen Lima, Dominik Mirely, Eucimar da Silva, Ewerton Bringel, Gustavo Henrique, Irio César, Juliana Carvalho, Marlon Dalbem e Pedro Vitor.

Por: Yan de Castro
Categoria: Saúde Ambiental