ESTUDANTES DO IFSERTÃOPE PETROLINA REALIZAM VIAGEM TÉCNICA PARA EXPLORAR TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO E CORRELACIONAR AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ⚒️

Nos dias 16 e 17 de novembro de 2023, um grupo de 34 alunos do curso Técnico de Edificações do IFSertãoPE Campus Petrolina embarcou em uma enriquecedora viagem técnica, guiados pelo Programa Escola Verde (PEV), com o objetivo de promover a interação dos estudantes com as tecnologias da produção e controle de qualidade do gesso e seus derivados, além de explorar importantes patrimônios naturais da região.

Para os estudantes, a viagem técnica representou uma valiosa oportunidade de ampliar seus conhecimentos práticos e teóricos, além de estabelecerem uma conexão direta entre os conteúdos aprendidos em sala de aula e sua aplicação no mundo real. Além disso, a experiência proporcionou uma reflexão sobre a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável, especialmente diante do contexto de exploração de recursos naturais.

Acompanhados pelo professor Armando Venâncio, um dos coordenadores do PEV, os alunos tiveram a oportunidade de visitar locais de destaque no cenário industrial e ambiental do sertão pernambucano. No primeiro dia, a programação incluiu, na cidade de Araripina-PE, a visita ao Senai, onde puderam conhecer de perto as tecnologias e processos de produção relacionados ao gesso, além de visitar a fábrica da Supergesso, onde foram apresentados aos métodos de fabricação e controle de qualidade desse material fundamental na construção civil.

Já no segundo dia, a viagem seguiu para Santana do Cariri-CE, onde os alunos visitaram o Museu de Paleontologia, uma referência internacional no estudo dos fósseis da região. Em seguida, tiveram a oportunidade de explorar a jazida de calcário laminado, uma importante formação geológica que contribui para a compreensão da história e evolução do meio ambiente local.

Por: Yan de Castro
Categoria: Visita Técnica