GRANDE PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE DOENÇA DE CHAGAS ALCANÇA POPULAÇÃO DE PAULO AFONSO-BA 🪳

No intuito de disseminar informações cruciais sobre a Doença de Chagas e sua prevenção, uma série de atividades educativas foi realizada na cidade de Paulo Afonso-BA entre os dias 09 de novembro e 01 de dezembro de 2023. Diversos locais receberam ações do Programa Escola Verde (PEV), incluindo a UBS Siriema, UBS Malhada Grande, a UBS de Rio do Sal e a Escola Municipal Rita Gomes de Sá, estes últimos localizados no povoado Rio do Sal, zona rural onde é encontrado o vetor da doença. No total, mais de 100 pessoas foram atingidas diretamente com as abordagens educativas.

A iniciativa, coordenada pelos integrantes Arminda Cantarelli, Edenilson de Souza, Joāo Gabriel e Hideki Zimermann, junto as professoras da Univasf Paulo Afonso Dra. Anekécia Lauro e Dra. Katia Cordeiro, teve como foco principal conscientizar a população local sobre os riscos e formas de prevenção da doença.

No dia 09 de novembro, a abordagem foi à população do Bairro Siriema, inicialmente aqueles que aguardavavam na sala de espera da Unidade de Saúde Siriema e depois à população nas ruas. Na UBS foi fixado cartazes informativos. Foi realizado ainda ações individualizadas em alguns pontos do bairro, distribuindo folders informativos baseados em pesquisas de instituição de credibilidade e fornecidas pelo Ministério da Saúde.

No dia seguinte, 10 de novembro, novas atividades se desenvolveram em em diferentes locais estratégicos do povoado Rio do Sal, com ministração palestras informativas abordando os fatores de transmissão, os sintomas e as medidas preventivas contra a doença de Chagas. Além disso, foram distribuídos panfletos explicativos e fixados cartazes educativos para ampliar o alcance das informações.

Já por volta do dia 01 de dezembro, novas ações aconteceram na UBS de Malhada Grande, com abordagens também da população na rua. Mais panfletos e informações foram distribuídas, destacando a importância de se prevenir a doença.

A atividade não apenas visou a sensibilização da população local, mas também fortaleceu a parceria com o Projeto de Extensão: ‘Vigilância Entomológica, Promoção e Educação em Saúde da Doença de Chagas no Município de Paulo Afonso, Bahia’, coordenado pelas professoras. Com essa colaboração, foi possível ampliar o conhecimento da comunidade sobre os aspectos relacionados à doença de Chagas e suas implicações para a saúde pública.

Por: Yan de Castro
Categoria: Saúde Ambiental