TEATRO NO PARQUE: CRÍTICA AO DESPEJO DE ESGOTO NO RIO SÃO FRANCISCO ALERTA POPULAÇÃO 🎭

O Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina-PE, no último dia 31 de outubro de 2023, foi palco de uma peça de teatro simples, mas impactante, promovida pelo Programa Escola Verde (PEV). A apresentação, idealizada para sensibilizar o público sobre a importância de preservar o Rio São Francisco, abordou a problemática do despejo de esgoto e lixo nas águas, representado de forma marcante para mais de 30 ouvintes que estiveram presentes.

O objetivo principal da encenação foi alertar sobre os danos causados pela poluição do rio, destacando a proliferação de baronesas como resultado do descarte inadequado de resíduos por empresas e prédios na região. A mensagem central era clara: a natureza sofre as consequências diretas das ações humanas, afetando a fauna e a flora aquáticas.

A peça foi idealizada pelos integrantes Helaynne Maria, Bárbara, Cris, Matheus, Heitor, Anailson, Isaias, Thiuana e Gustavo, sob a orientação do professor Marcelo.

No final, os alunos retrataram uma mensagem dos peixes para impactar os ouvintes:

“Caro humano, nós, os peixes, gostaríamos de compartilhar com você algumas reflexões sobre os problemas causados pelos esgotos nos rios. Somos seres vivos que dependem dessas águas para sobreviver, por isso queremos fazer um apelo à sua consciência e ação em relação a esse problema preocupante. Ao longo dos anos, temos testemunhado o despejo irresponsável de esgotos nos rios, fruto da falta de infraestrutura adequada e da falta de consciência ambiental.

Esses despejos possuem consequências catastróficas para o meio ambiente e para todas as espécies que habitam as águas. O esgoto carrega consigo uma carga imensa de poluentes, contendo substâncias químicas, organismos patogênicos e nutrientes em excesso. Essa combinação tóxica pode contaminar as águas, tornando-as impróprias para o consumo e prejudiciais à saúde de todos os seres vivos que dependem delas.

Por isso, pedimos que você reconheça a importância de tratar e descartar corretamente o esgoto que produz. A escolha está em suas mãos!”

Por: Yan de Castro
Categoria: Arte Ambiental