O QUE É A DERMATITE SEBORREICA? É UMA DOENÇA CONTAGIOSA? 💆🏽

A dermatite seborreica é uma doença crônica não contagiosa e que não ocorre devido a falta de higiene caracterizada pela inflamação da pele que causa descamação e vermelhidão em áreas da face, a exemplo do couro cabeludo, sobrancelhas, cantos do nariz e orelhas. A causa de origem da dermatite não é totalmente conhecida, mas a inflamação pode ter origem genética ou relações com agentes como álcool, baixa temperatura, aumento de oleosidade, estresse emocional.

Visualizam-se sintomas que possuem fases de acalmia e de recaída, sendo possível observar características como oleosidade em pele e couro cabeludo, escamas brancas que descamam (“caspa”), escamas amareladas oleosas que ardem, coceira, vermelhidão na área, possível perda de cabelo.

Não há como prevenir o aparecimento ou recidiva da dermatite seborreica, entretanto, o uso de shampoo adequado ao tipo capilar e cuidados maiores com a higiene podem minimizar os sintomas e facilitar o tratamento. Parece ser positivo, também, melhorar a alimentação, reduzir o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas.

Ademais, é importante também não tomar banhos muito quentes, enxugar-se bem antes de vestir-se, utilizar roupas que favoreçam à não retenção de suor, controlar ansiedade, estresses físico e mental, além de realizar a retirada completa de produtos capilares ao lavá-los.

Por Arminda Cantarelli
Categoria: Mídia Ambiental
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)