AÇÃO INOVADORA DO PEV TRANSFORMA MATERIAIS RECICLÁVEIS EM SIMULADORES PARA PRÁTICAS MÉDICAS EM PAULO AFONSO-BA 🫁

Durante os meses de novembro e dezembro de 2023, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) em Paulo Afonso-BA elevaram a inovação a um novo patamar ao desenvolverem simuladores de práticas médicas, específicos para Toracocentese e Paracentese, utilizando materiais reciclados. A atividade contou com a participação de quase 10 estudantes do curso de Medicina da Univasf, mas tem o potencial de impactar a formação de todo o corpo discente.

Ao longo de três semanas, o grupo identificou a carência de simuladores específicos no ambiente universitário e, com orientações do docente Dr. Jonathan França, explorou a possibilidade de confeccionar os próprios simuladores. A pesquisa bibliográfica fundamentou a criação e visou dar maior fidedignidade dos simuladores, essenciais para a prática médica.

A coleta de materiais recicláveis foi uma etapa estratégica, envolvendo o resgate de manequins descartados por lojas locais, garrafas PET e gesso proveniente de descartes de obras e laboratórios da faculdade.

A entrega dos simuladores ao campus Paulo Afonso não apenas enriqueceu o acervo educacional, mas também demonstrou a aplicabilidade da reciclagem na construção de materiais para o ensino médico. A iniciativa envolveu os integrantes comprometidos Anna Beatriz, Bárbara Rocha, Ewerton Bringel, Felipe Tâmara, Lucas Mendes, Márcio Fabrício e Vitória da Cruz Boldrin.

Apesar de algumas dificuldades na busca por manequins plásticos, a equipe superou os desafios, enfatizando a importância da reciclagem e seu potencial transformador na educação médica. A atividade destaca-se como um marco na interseção entre inovação, sustentabilidade e ensino de qualidade.

Por Yan de Castro
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem