ENTEROPARASITOSES: UM CONJUNTO DE DOENÇAS QUE COMPROMETEM O FUTURO 🪰

As enteroparasitoses são condições decorrentes da infecção por parasitos no trato gastrointestinal. São doenças de preocupação constante, especialmente em regiões mais socialmente vulneráveis, como o Nordeste. Essa categoria inclui doenças como ascaridíase, estrongiloidíase, amebíase, tricuríase e ancilostomíase, sendo responsável por um elevado número de hospitalizações.

As repercussões são notáveis, especialmente entre as crianças, levando a sérios problemas de saúde, como desnutrição, anemia ferropênica, déficit de crescimento e dificuldades no desempenho escolar. Diante desse cenário, a importância de cuidar da própria saúde e daqueles que nos cercam torna-se crucial.

A prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são passos essenciais para preservar a saúde e bem-estar de toda a comunidade.

Por: Arminda Cantarelli
Categoria: Mídia Ambiental