DIABETES: CONHEÇA MELHOR ESSA DOENÇA TÃO COMUM E SILENCIOSA 👨🏽‍⚕️

Você conhece muitas pessoas que tem Diabetes e vê essa doença ser muito citada. Mas você entende do que realmente se trata e as complicações desse problema?

Diabetes Mellitus é a doença causada pelo excesso de glicose (açúcar) no sangue e é considerada um problema de saúde pública. No Brasil, ela afeta cerca de 6,8 milhões de adultos. É uma síndrome metabólica que pode decorrer tanto da falta de insulina quanto da incapacidade da insulina exercer seus efeitos de modo adequado.

A importância de seguir o tratamento está nas complicações que esta síndrome pode trazer, tais como infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico, retinopatia diabética (problema visual), nefropatia diabética (perda da função renal).

O tratamento medicamentoso para diabetes é disponível no SUS podendo ser necessária a utilização de medicamento oral ou até mesmo insulina injetável. Além disso, para um tratamento eficiente, é importante mudanças de hábitos como prática de atividade física (reduz nível de glicose) e dieta equilibrada.

Por: Arminda Cantarelli
Categoria: Mídia Ambiental