ATIVIDADE UTILIZA PNEUS USADOS PARA CONSTRUÇÃO DE UM CURRAL SUSTENTÁVEL 🛞

Na busca por práticas sustentáveis, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) uniram esforços para desenvolver um curral sustentável a partir de pneus usados, transformando materiais descartados em estruturas funcionais e promovendo conscientização ambiental. A jornada de construção aconteceu entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2023, mobilizando cerca de 5 pessoas.

A atividade, liderada pela Lorena Lacerda, começou ao encontrar um ponto de venda de materiais recicláveis, onde ela e seus familiares conversaram com o proprietário e conseguiram pneus e outros materiais para suas atividades. O projeto consistiu em duas frentes: aprimorar um curral utilizando pneus e criar uma composteira para sensibilizar sobre práticas ecológicas.

O processo iniciou com o corte dos pneus. Após o preparo, o material foi transportado para a propriedade, onde a equipe, em caráter familiar, dedicou-se à montagem. Utilizando pregos e parafusos, fixaram as peças ao redor da entrada do curral, priorizando áreas mais baixas. Esse estágio demandou três dias para conclusão.

Para a finalização do curral, partes de uma geladeira abandonada na casa de reciclagem foram reutilizadas. Com habilidades técnicas, ajustes e cortes foram feitos, e dobradiças com correntes de bicicleta foram incorporadas, resultando em um curral renovado e sustentável.

Essa atividade, além de transformar materiais descartados em recursos úteis, destaca a importância da conscientização ambiental e práticas sustentáveis, demonstrando que ações simples podem ser impactantes para o meio ambiente.

Por Yan de Castro
Categoria: Sustentabilidade