MOBILIZAÇÃO CONTRA HANSENÍASE: AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO IMPACTA POPULAÇÃO DE PAULO AFONSO-BA 🧫🦠

Entre os dias 17 e 19 de novembro de 2023, o Programa Escola Verde (PEV) promoveu uma significativa ação de conscientização sobre a hanseníase na cidade de Paulo Afonso-BA. A atividade incluiu a distribuição de panfletos informativos e abordagem direta aos transeuntes, envolvendo diálogos esclarecedores sobre sintomas, transmissão, tratamento e o estigma associado à doença. Mais de 60 pessoas foram impactadas.

Os integrantes do PEV, Arminda Cantarelli, João Galvão e Dominik Mirely, desempenharam um papel fundamental na distribuição de panfletos contendo informações relevantes sobre a hanseníase. A ação teve início na Univasf campus Paulo Afonso e, nos dias seguintes, estendeu-se ao bairro General Dutra, próximo à Igreja local.

A abordagem direta permitiu que os cidadãos esclarecessem dúvidas e compreendessem melhor a natureza da doença, ressaltando a importância de discutir abertamente a hanseníase, uma doença frequentemente negligenciada, e a necessidade de identificar precocemente possíveis casos para garantir um tratamento eficaz.

A hanseníase, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, é uma doença crônica que pode afetar qualquer indivíduo. Caracteriza-se principalmente pela diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, especialmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos, podendo gerar incapacidades permanentes.

O envolvimento dedicado dos membros do PEV e a receptividade da comunidade destacam a urgência de esforços contínuos de conscientização para combater o estigma associado à doença e promover a saúde pública na região de Paulo Afonso-BA.

Por: Alex Luis Rosa Alves
Categoria: Saúde Ambiental