INTEGRANTES FORNECEM ORIENTAÇÕES SOBRE O USO ADEQUADO DO PROTETOR SOLAR DURANTE AMBULATÓRIO DE DERMATOLOGIA EM PAULO AFONSO-BA ☀

As transformações climáticas e na camada de ozônio nas últimas quatro décadas têm impactado as condições de radiação dos raios ultravioleta (UV) na superfície terrestre. Diante desse cenário, os integrantes do Programa Escola Verde (PEV) desempenharam um papel crucial ao oferecerem orientações sobre o uso adequado do protetor solar durante atendimentos e consultas no ambulatório de dermatologia do Centro de Especialidades de Paulo Afonso-BA. A ação, que ocorreu no dia 22 de novembro de 2023, envolveu mais de 15 pessoas.

A crescente exposição à radiação ultravioleta solar tem contribuído para o aumento da incidência de câncer de pele e outras enfermidades relacionadas aos raios UV, como catarata e distúrbios de fotossensibilidade.

Durante interações ao término das consultas da dermatologista Isnaia Almeida, informações valiosas foram compartilhadas, abordando temas como o motivo do uso do protetor solar, a forma correta de aplicação, o momento adequado e os fatores de proteção mais indicados para uma defesa eficaz contra os efeitos prejudiciais dos raios solares.

A ação foi ministrada pelas integrantes do PEV Dominik Mirely e Vitoria da Cruz, e teve a participação ativa de pacientes, estagiários e profissionais do serviço de dermatologia.

Por Caio Sales
Categoria: Saúde Ambiental
Fonte: Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas