ESCOLA MÃE VITÓRIA TRANSFORMA EDUCAÇÃO COM PROJETO DE HORTA ESCOLAR EM PARCERIA COM O PEV 🌱

A Escola Mãe Vitória, situada em Petrolina-PE, traz uma revolução aos processos educativos ao colaborar com o Programa Escola Verde (PEV) para desenvolver seu projeto de horta escolar. Numa abordagem inovadora que integra consciência ambiental e cuidado com o meio ambiente, o projeto, que teve início em setembro de 2023, não apenas envolveu a implementação e manutenção da horta, mas também abordagens teóricas sobre adubação, rega e poda, engajando mais de 100 alunos, do 6º ao 8º ano.

Liderada pela dedicada integrante Rosana Rabelo, a iniciativa visa conectar os alunos com a natureza, gerando entusiasmo e proporcionando oportunidades únicas de aprendizado. A escola está transformando áreas antes subutilizadas em espaços vibrantes de cultivo, envolvendo os alunos em todo o processo, desde o plantio de sementes até a colheita.

O projeto transcende o cultivo de alimentos e serve como uma plataforma para aulas práticas interdisciplinares, abrangendo ciências, matemática e até mesmo artes. Os alunos têm a chance de aprender sobre ciclos de vida das plantas, medidas de crescimento, comparação de espécies e muito mais, tudo dentro do ambiente natural da própria escola.

Além disso, a horta tornou-se um ponto de encontro para toda a comunidade escolar. Pais, professores e alunos se reúnem regularmente para cuidar e colher os frutos desse trabalho conjunto, fortalecendo os laços entre a escola e a comunidade.

A Escola Mãe Vitória não apenas colhe alimentos frescos e saudáveis, mas também cultiva uma geração mais consciente e conectada com a natureza. Este projeto inspirador está plantando sementes não apenas na terra, mas também nos corações e mentes dos jovens alunos.

Por Rafaela Magalhães
Categoria: Horta Escolar