OFICINA DE REDAÇÃO INSPIRA CRIATIVIDADE E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM CRIANÇAS DE PETROLINA-PE ✍🏽

Em um esforço dedicado para disseminar conhecimento e elevar a consciência ambiental, o Programa Escola Verde (PEV) conduziu uma cativante oficina de redação para um grupo de 8 crianças. Sob a orientação do membro do PEV, Edmundo Monteiro, a sala de aula foi montada em sua casa em Petrolina-PE, onde os participantes mergulharam em temas essenciais relacionados à reciclagem, reaproveitamento e manejo adequado de resíduos na sociedade contemporânea.

Por meio da escrita, as crianças exploraram os desafios e oportunidades associados à gestão de resíduos. As discussões foram além do convencional, abordando desde a separação adequada do lixo até ideias inovadoras para reutilizar materiais frequentemente descartados de maneira inadequada.

Durante o evento, as crianças compartilharam experiências pessoais e propuseram melhorias para a reciclagem e o reaproveitamento na comunidade local. Além disso, foram encorajadas a explorar sua criatividade na busca por maneiras inovadoras de conscientizar e envolver outras pessoas nessa causa.

Ao final da oficina, os participantes foram desafiados a criar cartazes e panfletos informativos, destinados a serem distribuídos na escola e na comunidade local. O objetivo é ampliar o alcance das mensagens sobre a importância da reciclagem, reaproveitamento e distribuição adequada de resíduos.

A oficina não apenas estimulou a reflexão sobre práticas sustentáveis, mas também capacitou as crianças a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo conscientização e ações concretas para um ambiente mais saudável e equilibrado para as gerações futuras.

Por Rafaela Magalhães
Categoria: Educação Ambiental