ESF SANTA QUITÉRIA RECEBE VISITAS DOMICILIARES E ORIENTAÇÕES DO PEV SOBRE SAÚDE MENTAL E SUSTENTABILIDADE ♻️

Em 23 de novembro de 2023, a ESF Santa Quitéria e o bairro BTN – I, em Paulo Afonso-BA, testemunharam uma relevante iniciativa promovida pelo Programa Escola Verde (PEV). O grupo, composto por integrantes do programa e pelo docente Márlon Vinícius, realizou visitas domiciliares e ofereceu orientações valiosas à comunidade, beneficiando mais de 25 pessoas vinculadas à ESF.

Durante as visitas domiciliares à população atendida pela ESF Santa Quitéria, a Agente Comunitária de Saúde (ACS) organizou os prontuários dos pacientes previamente selecionados. Ao conduzir anamneses e aplicar questionários direcionados à saúde mental, o grupo destacou a atenção necessária a esse componente crucial da saúde.

Adicionalmente, a equipe se reuniu para discutir casos e compartilhar experiências, fortalecendo a integração e a aprendizagem mútua. Na sala de espera da ESF, uma roda de conversa foi promovida com a comunidade, enfatizando a importância da coleta seletiva e fornecendo orientações práticas para sua implementação adequada em residências.

A atividade contou com a participação ativa de aproximadamente 25 pessoas, incluindo membros da comunidade e integrantes do PEV. Destaca-se o comprometimento e envolvimento dos discentes: Arllen Lima, Dominik Mirely, Eucimar da Silva, Ewerton Bringel, Gustavo Henrique, Irio César, Juliana Carvalho, Marlon Dalbem, Pedro Vitor e Vitória da Cruz.

O PEV reafirma seu compromisso com a comunidade, promovendo atividades que visam não apenas à saúde física, mas também ao bem-estar mental e à conscientização ambiental. Iniciativas como estas evidenciam o impacto positivo que a educação ambiental e a integração com a comunidade podem ter na construção de uma sociedade mais saudável e sustentável.

Por Bruno Soares
Categoria: Saúde Ambiental