INTEGRANTES PROMOVEM ATIVIDADES DE VISITA DOMICILIAR COM ORIENTAÇÕES SOBRE SAÚDE MENTAL E SUSTENTABILIDADE EM PAULO AFONSO-BA 👩🏽‍⚕️

Em um esforço conjunto, o Programa Escola Verde (PEV), acompanhado por docentes e estudantes de Medicina da Univasf, realizou uma impactante atividade na Unidade de Saúde da Família (USF) Delmiro Gouveia, localizada no bairro BTN-II, em Paulo Afonso-BA, beneficiando mais de 25 pessoas no último dia 24 de novembro.

A iniciativa concentrou-se em visitas domiciliares à população atendida pela USF, coordenadas pela Agente Comunitária de Saúde (ACS). Pacientes foram selecionados para receber atendimento personalizado, incluindo uma anamnese detalhada e a aplicação de questionários voltados para a saúde mental. Além disso, a equipe enfatizou a importância da coleta seletiva, fornecendo orientações sobre práticas sustentáveis. Posteriormente, realizou-se uma reunião para a discussão dos casos.

O docente Carlos Eduardo e os integrantes do PEV, incluindo Arllen Lima, Dominik Mirely, Eucimar da Silva, Ewerton Bringel, Gustavo Henrique, Irio César, Juliana Carvalho, Marlon Dalbem, Pedro Vitor e Vitória da Cruz, desempenharam um papel ativo na atividade. Na sala de espera da USF, a equipe realizou uma roda de conversa com a comunidade, destacando a importância da coleta seletiva e orientando sobre a forma correta de implementá-la em suas residências.

Aproximadamente 25 pessoas participaram ativamente das atividades, enriquecendo o diálogo sobre saúde mental, práticas sustentáveis e fortalecendo os laços entre a comunidade e os profissionais envolvidos.

O PEV reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e sustentabilidade, evidenciando a importância de ações integradas como esta para o bem-estar da comunidade local. A iniciativa destaca a relevância do engajamento social e da educação ambiental na construção de uma sociedade mais saudável e consciente.

Por Bruno Soares
Categoria: Saúde Ambiental