AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE MOBILIZAM ESCOLAS DE PAULO AFONSO-BA ☀️

Entre os dias 20 e 23 de novembro de 2023, escolas em Paulo Afonso-BA foram palco de uma iniciativa impactante promovida pelo Programa Escola Verde (PEV) para conscientizar sobre o câncer de pele. As atividades envolveram a Escola Municipal Professora Rivadalva de Carvalho e o Centro Territorial de Educação Profissional Itaparica II Wilson Pereira (CETEP-II), alcançando mais de 370 pessoas, entre estudantes, corpo docente e administrativo.

As apresentações abordaram a relevância do uso de protetor solar como medida preventiva contra o câncer de pele, destacando a necessidade de evitar a exposição solar nos horários de pico de raios UV. Além disso, foi discutida a importância de áreas arborizadas na cidade para amenizar a temperatura e a poluição visual, bem como a necessidade de hidratação diária e durante as atividades físicas.

As ações foram conduzidas por membros do PEV e estudantes de Medicina da Univasf Paulo Afonso, incluindo Arllen Lima, Dominik Mirely, Eucimar da Silva, Ewerton Bringel, Gustavo Henrique, Irio César, Julianna Carvalho, Pedro Vitor Vitor, Vitória Boldrin, entre outros.

Maria Zilda, funcionária de uma das escolas, expressou a importância das apresentações, especialmente após o diagnóstico recente de câncer de pele de um colega. Ela destacou a necessidade fundamental de compreender a doença e suas medidas preventivas.

“No espere sentir na pele” foi a mensagem compartilhada durante o “Dezembro Laranja”, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de pele, ressaltando que a prevenção deve ser incorporada ao longo da vida.

Por José Eduardo e Yan de Castro
Categoria: Saúde Ambiental