O lixo hospitalar pode representar risco à saúde humana e ao meio ambiente se não houver adoção de procedimentos técnicos adequados no manejo dos diferentes tipos de resíduos químicos gerados. Para mostrar a importância e prevenir acidentes antes e durante o descarte desses materiais, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram uma palestra sobre a importância do direcionamento correto do lixo infectado para a equipe do Hospital Dr. Arnaldo Vasconcelos de Alencar na cidade de Cabrobó-PE, para cerca de 10 profissionais.
A ação aconteceu no dia 18 de novembro de 2023, inicialmente com uma investigação do direcionamento do lixo coletado pela unidade e em seguida com a palestra sobre como deve ser o direcionamento correto do lixo infectado e como a empresa contratada pela instituição realiza o descarte adequado. A apresentação foi assistida pelas equipes de técnicos de enfermagem, de medicina, motoristas e auxiliares de serviços gerais.
A atividade foi organizada pelo integrante Ewerton Bringel e focou seu conteúdo nos lixos “infectantes” ou “potencialmente infectantes”, aqueles que têm a presença de agentes biológicos que apresentem risco de infecção, sangue, por exemplo, e nas regras nacionais estabelecidas pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar.
Por Caio Sales
Categoria: Saúde Ambiental
Fonte: eCycle