Dezembro laranja é a campanha realizada no mês de dezembro pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para a conscientização acerca do câncer de pele. O câncer de pele é o mais comum no Brasil e caracteriza-se pela proliferação anormal e desordenada das células que compõem a pele.
O câncer de pele pode ser classificado em grupos como o carcinoma basocelular (CBC), carcinoma espinocelular (CEC) e o melanoma. O CBC é o tipo mais frequente, costuma possuir crescimento lento e bom prognóstico quando diagnosticado precocemente. O CEC é o segundo mais comum, é mais agressivo que o anterior, mas ainda com bom prognóstico, caso tratado de forma precoce. Já o melanoma é a forma mais grave e mais propenso a espalhar-se, sendo importante, então, o diagnóstico precoce.
De forma geral, existem sinais que indicam a possibilidade dessa afecção, sendo, dentre eles, a alteração em forma, cor, tamanho do sinal, sangramento fácil e repetitivamente, ferida com difícil cicatrização em até 4 semanas. Caso perceba algum sinal de desconfiança, procure uma unidade de saúde e apoio profissional.
Por Arminda Cantarelli
Categoria: Mídia Ambiental
Fonte: AZULAY, D.R.; ABULAFIA, L.A. Dermatologia. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.